quarta-feira, 28 de julho de 2010

Desbloqueio de iPhone agora é legal nos EUA

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 27/07/2010 - 11:17

Desbloqueio de iPhone agora é legal nos EUA. Isso é bom para os usuários?
Apple afirma que aplicativos não aprovados pela empresa danificam o celular, mas competição pode melhorar oferta de programas

REDAÇÃO ÉPOCA
Normalmente não é possível instalar no iPhone programas que não tenham sido aprovados pela Apple. Para acabar com essa restrição, usuários desbloqueavam ilegalmente o aparelho, uma prática conhecida como jailbreak. A novidade: jailbreak não é mais ilegal. Agora usuários podem trocar o sistema operacional de seus aparelhos, ou destravarem o sistema para usar qualquer aplicativo, sem serem punidos - pelo menos não pelo governo. Para a Apple, o desbloqueio continua sendo motivo para você perder a garantia do iPhone.

A Apple, claro, era contra essa decisão, que é uma das novas exceções ao Digital Millennium Copyright Act (DMCA) anunciadas na segunda-feira (26) [junto com uma leve liberalização na lei de direitos autorais]. Segundo a empresa, modificar o sistema operacional do iPhone pode derrubar a rede de operadoras e permitir que pessoas usem o celular sem pagar pelas ligações. Esses são alguns dos argumentos mais extraordinários. Um mais simples: a Apple quer controlar o que está no iPhone para manter o aparelho funcionando e estável.

A liberdade para os usuários instalarem o que quiserem no aparelho permite também que as pessoas baixem aplicativos maliciosos. A Apple permitir apenas o uso de aplicativos aprovados pela empresa, com todas as críticas possíveis, pelo menos impede que usuários ingênuos sejam enganados por vírus e outros programas que poderiam danificar o celular ou a conta bancária das pessoas. A companhia de Steve Jobs afirma que esses aplicativos não aprovados afetam negativamente a experiência de uso do iPhone e por isso “a grande maioria dos usuários” não desbloqueia o aparelho.

Por outro lado, segundo a Electronic Frontier Foundation, organização sem fins lucrativos que protege os direitos digitais, mais de um milhão de donos de iPhone já fizeram o jailbreak no seu celular. Se esse número crescer, pode tornar alternativas à App Store da Apple, como a Cydia, um mercado paralelo lucrativo. Não será preciso passar pelo obscuro crivo da Apple para entrar em uma dessas lojas, o que pode fazer com que empresas sérias de software lancem aplicativos para iPhones desbloqueados. Essa competição poderia, por exemplo, forçar a Apple a deixar alguns aplicativos banidos entrarem na sua loja oficial.

Ou Steve Jobs pode simplesmente fingir que isso não importa e afirmar que o que eles fazem é o melhor para os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário