sábado, 12 de junho de 2010

iPad - ainda vai demorar um pouco para nos acostumarmos com ele!

Em abril eu escrevi um artigo neste blog onde eu dizia: 

Se você faz uso inteligente do seu iPhone/iTouch então você está preparado para utilizar o iPad.

Muito bem, hoje tenho um iPad e mesmo tendo feito o tal uso inteligente, ainda não estou preparado para utilizar o iPad! Temos que lembrar que utilizamos todo este tempo PCs com plataforma Windows e multiprocessamento. E, tenho que admitir, que no iPad estamos engessados! Esse negócio de processamento em paralelo é serio: imagine que você está lendo um artigo e quer fazer anotações, ou consultar um dicionário, por exemplo. Pois é, você tem que fechar o aplicativo do e-book e abrir o dicionário. Parece que não é nada, mas perdoe-me a expressão "enche o saco". O que faço então: o uso o iPad numa mão e o iPod Touch na outra! É coisa de louco! Mas faço de tudo para não pegar um lápis e um papel! 

As decepções: 

- O teclado, não tem o nosso idioma ainda! Pois é, falta o Português! É! Quem sabe ele chega só final do ano! Terceiro mundo! E Portugal como fica nesta história? Ele não esta na Europa? Mas que falta de consideração. Pois!

- E a sincronização então? Demora horas! Para que ele faz a cada sincronização aquele infindável backup? Haja paciência! Agora aprendi: só faço quando vou dormir! Deixo o computador e o iPad ligados, sincronizando e vou dormir! Pronto.

- Quem pensa que o teclado é grande e portanto agora vai ser "mole" datilografar, está redondamente enganado! O iPad é grande e pesado! Fica desajeitado para manusear e teclar. Segura com uma mão e "cata milho" com a outra! Lembra aquele negócio de teclar com os polegares, no iPhone? Esqueça! Não dá mesmo!





















- E os aplicativos? Dizem que tem milhares! Mentira! Aplicativos para o iPad mesmo, ainda tem poucos! O outros rodam numa telinha que imita o iPhone, e se quiser aumentar a imagem, tem que utilizar o artifício de visualização 2x. A resolução não fica legal!

Os melhores aplicativos para iPad:


Foi o GoodReader! Com ele consegui abrir diretórios, e fazer o upload de toda a minha documentação de trabalho e particular. Fiz isto usando cabo com um novo recurso existente no iTunes. Ufa! Pelo menos isso.

O DocsToGo também faz o que promete. É essencial tê-lo no iPad. 

É claro tem muita coisa bonita de ver e boa de utilizar. A visualização de fotos, as revistas que já estão saindo neste formato, tais como, a Época, a Newsweek, o Estadão, a Time; os e-books: Kindle, iBooks, Classics2Go. E a Marvel então! Os quadrinhos ficam fantásticos na tela do iPad! 

Eu recomendo também o Pages, PaperDesk, ToDo, NewsRack e Twitterriffic.


Agora estou tentando me habituar com o uso constante do iPad nas reuniões de trabalho. É tudo questão de costume e hábito. Com o tempo, tenho certeza que ele substituirá definitivamente o notebook, o caderno, a agenda e os livros de papel, pelo menos para usuários como eu. Coisa de louco!

Por enquanto, é esta a mensagem que eu tenho para passar sobre o iPad. Aos poucos a gente vai aprendendo a utilizá-lo e vamos nos desintoxicando do Windows e da Microsoft. Por outro lado, espero que o Steve Jobs vá soltando as amarras e o produto vá ficando cada vez melhor, e que pelo menos se aproxime um pouco daquilo que o PC tem de bom.

Um abraço,

Mário Bento


Nenhum comentário:

Postar um comentário