sábado, 24 de abril de 2010

Se você faz uso inteligente do seu iPhone/iTouch então você está preparado para utilizar o iPad.


Sou um usuário quase fanático do iTouch! Passo o dia todo com ele. Ele não sai das minhas mãos, ou do meu bolso. Uso ele para quase tudo. Comprei quando ele mal apareceu no mercado, junto com o iPhone. Eu o comprei quando viajava a serviço na Áustria por 220 euros. Foi paixão à primeira vista! E olha que ele tem só uma “merreca” de 8 Gigabytes!

Minha afirmação é de que se você faz uso inteligente do seu iPhone/iTouch então você está preparado para ter um iPad.



Por que eu digo isto? Porque poucos sabem do potencial que existe nestes pequenos aparelhos! Alguns fazem uso apenas dos famosos “games” (os joguinhos). Baixam tudo quanto é tipo de jogo e adoram passar o dia jogando. Tudo bem, quando se gosta. Acho que aqui se enquadra 99% dos jovens. E nós “os mais velhos” conhecemos estes aparelhinhos (os famosos gadgets)? Acho que não!



Muitos acham que eles são bons para se navegar na Internet. Estão certos, eles são mesmo! E a praticidade de apertar um botão e já estar na internet é realmente atraente.  À noite, em casa, só de pensar em pegar o notebook, esperar alguns minutos para ligar e rodar o Windows, eu desisto. Por outro lado, estender a mão e pegar o meu iTouch, que descansa na mesa ao lado, e num simples clique entrar imediatamente na Internet é muito confortável! Tenho um Blackberry, mas acho a tela infinitamente pequena! O iPhone compensa um pouquinho neste aspecto, mas imagine com o “telão” do iPad. (aqui um parêntesis, os fãs do Blackberry me diriam que eu não conheço o Blackberry Storm! Sim eu conheço, e ele tem uma bela telinha, tal como o iPhone, mas achei muito ruim o fato dele não ter Wifi!).



OK. Sabendo então que eles são bons para navegar na Internet e para os Games, o que mais eles podem oferecer? Ah sim, todos sabem: eles são os e-readers! Então o iPad nada mais é do que um belo Kindle (da Amazon), ou seja, mais charmoso? Errado! Ele ainda é muito mais do que isso!



A seguir vou relacionar os apps que faço uso regular e para que servem:

1.      Durante deslocamentos entre aeroportos e vôos eu edito documentos Word e Excel no DocumentsToGo, além de repassar as apresentações em PowerPoint.

2.       Durante as apresentações corporativas eu utilizo o IClickr, aplicativo que serve de controle remoto para o PowerPoint. Leio através deles os comentários para cada slide alem de navegar entre eles.

3.       Dependendo da apresentação eu utilizo o AirMouse, um aplicativo que simula o mouse e teclado sem fio. Com ele eu navego pelo Datashow entre os arquivos Excel e PowerPoint.

4.       Os livros técnicos eu leio com os aplicativos GoodReader, ReadleDocs e PDFReader. Cada um destes apps apresenta peculiaridades que são melhores para um ou outro tipo de literatura. Outro dia baixei 60 clássicos em Inglês no ClassicsToGo. Leio outros  livros no Kindle da Amazon.




5.       Uso a calculadora 12C no aplicativo 12C Classic e também o eCalc.



6.       Os dados do meu Outlook (e-mails, notas, contatos) estão sincronizados no iTouch.
7.       Tenho comigo os dicionários da Oxford e Collins.
8.       Consulto a bolsa de valores pelos aplicativos da Bloomberg e Bolsa.
9.       Todas as minhas senhas ficam no Password.
0.   No escritório eu uso o OneNote (aplicativo do Office para diferentes formas de Notas como num fichário) e sincronizo o iTouch com o MobileNoter, ou seja, fico com todas as minhas notas sempre disponíveis. Uso e gosto bastante do AwesomeNotes.
11.   Uso o OCS (Office Comunicator System) através do iDialog.
12.   De manhã em casa, vejo as manchetes dos principais jornais pela internet. Uso também o Frontpage, aplicativo que mostra a primeira página da maioria dos jornais.
13.   Anoto minhas despesas diárias com o iXpenselt e vejo os relatórios de despesas no final do mês.
14.   Tenho e troco dados (2GB) armazenados na “nuvem” pelo Dropbox.  
15.   Quando dirijo o iTouch fica “pareado” com o rádio do carro pelo Bluetooth.
16.   Assisto filmes que estão no meu PC pela rede Wireless de casa utilizando o AirVideo.
17.   Quando viajo uso os City Guides da Lonely Planets.
18.   Tenho acesso remoto ao meu PC, de qualquer parte do mundo, utilizando o LogMeIn.
19.   Faço troca de arquivos com o FTPOnTheGo.
20.   Localizo as redes wireless pelo WifiTrak e WifiWhere.
21.   Edito fotografias e as publico em vários sites de relacionamentos usando o PerfectPhoto, CropForFree, OOF Camera e PS Mobile).
22.   E depois de tudo isto vem os joguinhos (um melhor que o outro), e também o Twitter (gosto do Twitelator e do Reportage), o Facebook, o Skype, o Fring, o eBuddy, o LinkedIn, o Google Maps, o Google Earth, Orkut, iFlickr. Consulto a programação do cinema com o Cine Mobits. Preparo um drink, que ninguém é de ferro, consultando o DrinkFree.
Enfim, isto é só uma amostra do potencial que vamos ter com um iPad nas mãos. Se faço tudo isto com um minúsculo iTouch, imagine com o “telão” do iPad. Depois disto, o PC, o notebook e talvez até o netbook fiquem em segundo plano. Mas esta é apenas a minha humilde opinião. Aguardo comentários dos poucos leitores que passam por este blog.
Um abraço, Mário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário